×

Preço do petróleo vai continuar subindo com crise inédita

Terça, 24 de maio de 2022
Preço do petróleo vai continuar subindo com crise inéditaReprodução/Internet

O mundo está mergulhando em uma inédita crise de energia, não apenas de petróleo, e os preços devem continuar subindo, alertou o diretor-executivo da Agência Nacional de Energia, Fatih Birol. Ainda assim, ele considera que eventuais políticas de controle ou subsídio de combustível devem focar em auxiliar as camadas mais pobres apenas.

"Muitos países têm falado em segurar o preço do combustível na Europa, na Ásia, em todo lugar. Para mim, medidas assim, para proteger a população, não deveriam ser universais, mas focada nos mais pobres" afirmou Birol ao ser indagado por jornalistas em Davos a respeito do debate envolvendo o controle de preços no Brasil, que culminou em sucessivas trocas no comando da Petrobras.

"Eu acho que os mercados funcionam melhor sem intervenção. Pode haver uma razão, de tempo em tempo, para os governos oferecerem alguma condução estratégica aos mercados, mas os governos precisam decidir quando intervir e quando não pesar a mão."

Birol, chefe da principal entidade multilateral para o tema, participa do encontro anual do Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça) e conversou com a Folha e outros dois veículos brasileiros a respeito das atuais crises.

Ele não quis comentar diretamente a mudança de direção na Petrobras, limitando-se a dizer que a empresa "tem sido muito bem-sucedida historicamente, e conseguiu transformar o Brasil de importador a exportador de petróleo, ainda que enfrente volatilidade".

Fonte : Folha de São Paulo

www1.folha.uol.com.br



Nenhum post cadastrado em Noticias
Publicidade