Muritiba: Festa do Bonfim pode se tornar patrimônio imaterial da Bahia

-1095

Na manhã desta sexta-feira, 04/08, aconteceu uma reunião para iniciar o processo de registro da Festa do Senhor do Bonfim de Muritiba como patrimônio imaterial da Bahia.

A reunião aconteceu através do mandato social do vereador Paulo Ricardo. "Solicitei a presença do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/BA), representado pelo Diretor Geral João Carlos Oliveira, assessor técnico André Reis e Diretor de Preservação do Patrimônio Cultural (DIPAT/IPAC) Antônio Pellegrino Filho,"disse.

Na reunião, o IPAC/BA se comprometeu em abrir o processo do registro através do convênio de cooperação técnica entre o município e órgão, com isso, ano que vem a cidade receberá a visita técnica de profissionais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia a fim de fazer todo o levantamento histórico, cultural e artístico da celebração. "No processo, confeccionaremos um Dossiê Patrimonial da festa, para embasar a solicitação do registro, junto com a sociedade civil organizada," explica o vereador Paulo Ricardo.

Acontecendo o reconhecimento, a Festa do Bonfim de Muritiba em 2019, ano do centenário da cidade Serrana do Recôncavo da Bahia, será em grande estilo e um belo presente para o município. "Empenharei todos os esforços possíveis para que em 2019, nos 100 anos de emancipação política de Muritiba, possamos presentear o povo muritibano com o registro de patrimônio imaterial da Festa do Senhor do Bonfim. Além, claro, de fortalecer nossas políticas municipais de preservação do patrimônio de forma ampliada, para além da festa." finaliza Paulo.

A reunião contou com a presença do prefeito Danilo Sampaio, o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer Luciano de Miranda, a presença do Presidente da Câmara de Vereadores Valmir Simões, o Museólogo Vinícius Zacarias e os pesquisadores Cláudio Rebouças e Aislan Damacena.

Compartilhe!

Sites de Jequié

Jequié, a cidade Sol do Brasil, Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, situada entre a caatinga e a zona da mata. Importante referência regional. Banhada pelo rio Jequiezinho e o Rio de Contas.

A cidade de Jequié conta com serviços de criação de sites e sistemas para internet, a Solmaster tem um nome consolidado, com vários serviços realizados que lhe imprime uma credibilidade referenciada.

Entre alguns clientes de Sites em Jequié destacamos:

Giro Regional de Notícias Regionais, Jequié.net, portal de conteúdo, Hora de Notícias, Cifra Católica, Palco Católico de cadastro de bandas e cantos para missa, Reporter Católico onde você ouve o evangelho do dia, Revista mais Bahia com informações relevantes de municípios de toda a